Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59486

Compartilhe esta página

Título: Pedagogia da imagem : reflexões sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos dos filmes Meu amigo Totoro (1988), A viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008)
Autor(es): MENDES, Laila Adely de Santana
Palavras-chave: Pedagogia da Imagem; Cinema e Educação; Studio Ghibli; Ético-estética; Emoções
Data do documento: 7-Out-2024
Citação: MENDES, Laila Adely de Santana. Pedagogia da imagem : reflexões sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos dos filmes Meu amigo Totoro (1988), A viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos de três filmes do Studio Ghibli — Meu Amigo Totoro (1988), A Viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008) — no contexto de uma Pedagogia da Imagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas análises fílmicas para investigar os elementos visuais, narrativos e sonoros das animações, além de revisão bibliográfica de autores como Costa, Silveira e Sommer (2003), Fresquet (2007) e Leandro (2001). Os resultados demonstraram que os filmes exploram temas como empatia, imaginação e relações interpessoais, proporcionando uma rica base para práticas pedagógicas inovadoras, que integram a estética e a ética no processo educativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59486
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LAILA MENDES.pdf42,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons